Musica: Uma pequena lista dos anos 80


Eu nasci no ano de 1984, logo no começo dos anos 80, mas a paixão pelas musicas cresceu junto comigo... algumas delas eu ouço até hoje, e tenho que confessar que minhas playlists são bem "velhinhas" no quisito músicas favoritas... Enfim, reuni umas das músicas favoritas dos anos 80 aqui pra mostrar pra quem não conhece e pra lembrar quem também curte, o quanto foram bons aqueles anos... Confere aí: 

"Take on Me"
Um single da banda norueguesa A-HA, lançado no ano de 1985A música se tornou um enorme sucesso, alcançando, inclusive, a posição #1 na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos (é a única música do A-ha a conseguir esse feito). No Reino Unido, o single também foi bem recebido (alcançou o #2 na UK Singles Chart). O clipe ganhou 6 prêmios no VMA de 1986.
Uma música que é a cara dos anos 80 e nos remete, com certeza as melhores lembranças da época... e é claro, para os que não viveram os anos 80, mas também gostam de recordar os bons tempos da musica, esse é um exemplo clássico.


"Girls Just Want to Have Fun
Canção da cantora norte-americana Cyndi Lauper, a música está no álbum de estreia de Lauper She's So Unusual (1983). Foi o maior sucesso de Lauper, alcançando a segunda posição na Billboard Hot 100, por duas semanas e continua sendo uma das canções de mais relevância a terem sido lançadas nos anos 80. Foi originalmente escrita sob o ponto de vista do sexo masculino. Para sua versão, Lauper modificou ligeiramente a letra, sintetizado-a como um "hino" sobre o papel feminino na sociedade, e é considerado um clássico da era feminista.
Ainda hoje a música é um simbolo do poder feminino, e mostra que mesmo 30 e poucos anos atras, as mulheres já sabiam muito bem onde queriam chegar!!!!


Total Eclipse of the Heart
Uma power ballad escrita e produzida por Jim Steinman, e gravada por cantora galesa Bonnie Tyler para seu álbum de estúdio Faster Than the Speed of Night.
Lançado como single no início de 1983 no Reino Unido e posteriormente naquele verão nos Estados Unidos, foi o primeiro lançamento do álbum e se tornou o maior hit da carreira de Tyler, atingindo o número um em vários países, incluindo nos Estados Unidos, tornando-a a primeira e única cantora galesa a chegar ao topo da Billboard Hot 100. Com as vendas físicas superiores a 9 milhões de cópias, a gravação de Tyler é um dos singles mais vendidos de todos os tempos. 
No seu auge, que vendeu 60 mil cópias por dia, e cerca de 6 milhões de cópias no total.
Vamos combinar né, a cantora mandou bem e a letra é perfeita!!! Viva os anos 80 mais uma vez!

Everybody Wants To Rule The World
Um single do grupo de grande fama nos anos 1980, Tears For Fears. A canção possui popularidade incrível até hoje, sendo que certas rádios usam e abusam de tocá-la.
Foi lançada no segundo álbum da banda, chamado de Songs from the Big Chair. É considerada uma das melhores músicas de todos os tempos, e também da banda.
"Tudo pela liberdade e pelo prazer. Nada dura para sempre... Todos querem governar o mundo"

“Shout” 
Uma canção da banda britânica Tears for Fears, Lançado primeiramente no Reino Unido em 23 de novembro de 1984 , foi o oitavo single lançado pela banda e o sexto a alcançar o UK Top 40, atingindo o 4º lugar em janeiro de 1985. Nos Estados Unidos, alcançou o 1º lugar na Billboard Hot 100 em agosto de 1985, e permaneceu nessa colocação por três semanas. "Shout" se tornaria uma das canções mais bem sucedidas de 1985, alcançando o Top 10 em vários países. É considerada uma das mais reconhecidas canções da década de 1980, assim como também a marca registrada do grupo do mundo da música. 


"It Must Have Been Love"
Uma canção composta por Per Gessle e lançada pela dupla pop sueca Roxette. Comercialmente, é seu single mais bem-sucedido nos Estados Unidos. 
Embora originalmente não fizesse parte de qualquer álbum do Roxette, "It Must Have Been Love" foi lançado como single em novembro de 1987 apenas na Suécia, ficou marcada mundialmente em 1990, a partir da trilha sonora do filme Pretty Woman (Uma Linda Mulher)

"Time After Time"
Foi um single da cantora Cyndi Lauper, o segundo do seu álbum, She's So Unusual. Chegou a ser um número na parada Billboard Hot 100 em junho de 1984, e lá permaneceu por duas semanas. Mundialmente, a música é a sua mais bem sucedida comercialmente depois de "Girls Just Wanna Have Fun", e chegou a posição 3 nas paradas do Reino Unido e número 6 no "ARIA Singles Chart".
Foi nomeado para a "Canção do Ano" no Grammy Awards 1985. A balada é considerado um clássico da década de 1980 e ainda é tocado freqüentemente nas rádios contemporâneas. A canção é conhecida pelos inúmeros covers, feitos por uma vasta gama de artistas.

"Every Breath You Take"
Uma canção da banda The Police do álbum Synchronicity de 1983, escrita por Sting e Andy Summers. O single foi um dos maiores hits de 1983, no topo do Billboard Hot 100 durante oito semanas e no UK Singles Chart durante quatro semanas. Sting ganhou como a "Canção do Ano" e o The Police ganhou "Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocal" no Grammy Awards de 1984 para "Every Breath You Take". A canção foi classificada como a No. 84 na lista da Rolling Stone das 500 melhores canções de todos os tempos e No. Esta canção é considerada uma canção assinatura do The Police.


"Another Brick in the Wall
Uma faixa do álbum The Wall, da banda inglesa Pink Floyd. É dividida em três partes, sendo elas "Parte I", "Parte II" e "Parte III". (Sendo a pate I os riffs suaves de guitarra, a parte II quando as crianças da Islington Green School (escola nas proximidades do estúdio Brittania Row)cantam e a parte III caracterizadas pelo som agressivo das guitarras e a letra falando de protestos)  Todas as partes foram compostas pelo baixista Roger Waters. A Parte II da música é muito conhecida por sua frase famosa "We don't need no education..." e foi um dos maiores hits da banda, alcançando o primeiro lugar das paradas norte-americanas, inglesas e de diversos outros países. Ela é basicamente uma crítica ao rígido sistema educacional, especialmente de internatos.No Brasil, chegou a ser a segunda canção mais tocada nas rádios em 1980.

"Don't Cry" 
Um single do grupo de Hard rockGuns N' Roses, sendo seu lançamento em 1987.
A música tem a participação de Shannon Hoon do Blind Melon, que era amigo de Axl em Indiana, no backing vocals. Shannon também aparece no videoclipe da música. "Don't Cry" constitui o segmento da "Trilogia dos Illusions", de acordo com Rose. Junto com "Estranged" e "November Rain", dá forma a uma narrativa inspirada no conto "Without You" de Del James, baseado no relacionamento de Axl e Erin Everly. Axl e Izzy escreveram a letra da música em aproximadamente 5 minutos. Em 1992, a música ficou por 2 meses no Top 10 da Billboard, ficando por 3 semanas na primeira colocação da lista.


"Sweet Child o' Mine"
Uma canção da banda GUN' Roses, lançada no seu álbum de estréia Appetite for Destruction de 1987. A canção foi o primeiro single dos Guns N' Roses a atingir o primeiro lugar na Billboard Hot 100, durante duas semanas em Setembro de 1988.
A sua principal característica é o riff inicial feito pelo então guitarrista da banda Slash que, juntamente com a voz de Axl Rose, fez com que "Sweet Child O' Mine" obtivesse uma sonoridade inconfundível e se transformasse num dos grandes hits do final do século XX.
A música surgiu por acidente. Slash, Duff e Izzy estavam sentados na sala de estar perto da lareira (eles não tinham tv), onde Slash se encontrava tocando a introdução de "Sweet Child O' Mine", enquanto Izzy e Duff tocavam os acordes por trás dela. Axl estava no andar de cima, em seu quarto, e ao ouvi-los, começou a escrever a letra. Slash classificava aquela sequência de guitarra como um "exercício pessoal meio idiota", mas para sua surpresa, no dia seguinte, quando estavam ensaiando no Burbank Studios (fazendo uma pré-produção), Axl quis que tocassem novamente o que estavam tocando na noite anterior. Logo, ela se transformou em uma música, e ao ser lançada fez o maior sucesso. Alguns dizem que Izzy fez a música com a ajuda de Slash, e outros falam que Axl a fez para Erin Everly, sua namorada na época.
A "doce criança" a que se refere a canção é Erin Everly, namorada de Axl na época e sua futura esposa, a quem ele chegou a oferecer metade dos royalties da música, alegando que nunca poderia ter composto a letra sem ela como inspiração. Erin aparece no videoclipe de "Sweet Child o' Mine", onde os membros da banda tocam o single em um teatro abandonado. Diversas outras namoradas dos membros do Guns N' Roses aparecem no videoclipe.

"Don't Dream It's Over"
Uma canção da banda neozelandesa/australiana de pop rock Crowded House. Foi lançada como o quarto single no álbum de estreia da banda, Crowded House.
A musica foi lançada em 1986 e regravada no ano de 2002 pela banda Sixpense None The Richer, e continua sendo sucesso nos dias atuais.


"Never Gonna Give You Up"
Foi o primeiro hit de sucesso do cantor britânico Rick Astley. Originalmente gravado por ele, em 1987, encontra-se no álbum de estréia do cantor,Whenever You Need Somebody.  A música foi incluída na quarta sequência da franquia de jogos de dança, Just Dance, disponível nos consoles Nintendo Wii, Wii U, PlayStation 3 e Xbox 360. No gameplay, é protagonizado por um super herói falido.

"Thriller"
Uma canção lançada em 1984 pelo cantor e compositor americano Michael Jackson, o último single do álbum de mesmo nome. O revolucionário videoclipe é constantemente eleito por inúmeras revistas especializadas em música como o melhor e mais bem sucedido videoclipe de todos os tempos.
"Thriller" rapidamente fez sucesso em todo o planeta; era exibido a cada 40 minutos na MTV americana. O sucesso do clipe é tanto que permanece até hoje. Em 2007 1.500 presos da província de Cebu chamaram a atenção do mundo quando resolveram coreografar Thriller. A coreografia foi filmada e colocada no YouTube, recebendo mais de 14 milhões de dowloads em menos de um mês. Recentemente uma companhia de teatro européia colocou em cartaz o musical Thriller Live que conta toda a história de Michael, desde a época dos Jackson Five até o álbum Invincible.


"Beat It"
A quinta canção do sexto álbum solo de Michael JacksonThriller. Composta por Jackson, a canção marca um momento histórico para o cenário musical, onde as barreiras entre a música negra e branca começaram finalmente a ser quebradas. O solo de guitarra da canção, interpretado por Eddie Van Halen, é considerado um dos melhores solos de todos os tempos. Por causa de sua letra a música se tornou um hino anti gangues, chegando ao final de 1983 em primeiro lugar nas paradas musicais, ao lado de outra de suas músicas, "Billie Jean"
Quincy Jones (produtor de Michael) havia pedido para Michael compor uma música de rock para o novo álbum que seria lançado, Jackson então compôs Beat It. Jones assim que ouviu, falou que era exatamente o que ele queria, uma canção de rock.
Eddie Van Halen foi então convidado para fazer o solo de guitarra da canção. Durante as gravações de "Beat It", um alto-falante chegou a explodir no estúdio. Jones falou: Nunca tínhamos visto nada como aquilo em 40 anos que eu estava no ramo. Foi nessa época que comecei a ver a loucura que era a vida de Michael, durante as sessões de Thriller.
A letra é um protesto contra as brigas entre gangues de ruas, algo muito comum na época. "Beat It" ganhou o prêmio Grammy de "melhor gravação do ano" e "melhor vocal rock masculino". "Beat It" foi a primeira música de rock de um cantor negro a ser tocada em rádios de rock voltadas para o público branco, e em rádios de música negra ao mesmo tempo. "Beat It" foi o primeiro rock de Michael Jackson, visto que suas outras canções sempre foram voltadas para o souldisco ou pop. O sucesso foi tão grande que Jackson decidiu investir mais no gênero e daí saiu as músicas Dirty DianaBlack or WhiteGive in to Me, D.S, Morphine e Privacy.

"Jump"
Canção gravada pela banda de rock americana Van Halen. Lançada em 1984, como a segunda faixa do álbum 1984, foi o único single do grupo a alcançar o primeiro lugar na parada Billboard Hot 100. A canção rompeu o molde das canções anteriores da banda, principalmente pela melodia principal, tocada em um sintetizador pelo próprio Eddie Van Halen, embora ela ainda contenha o tradicional solo de guitarra de Eddie, que declarou ser um de seus favoritos.
"Jump" talvez seja a canção mais popular e instantaneamente reconhecível, talvez porque sua música incorpore os principais aspectos dos dois gêneros da música pop mais associados com a cena musical dos anos 80 nos Estados Unidos: o pop e seus sintetizadores, e o metal estilo-"estádio". Sua introdução é um dos trechos de música popular mais imediatamente reconhecíveis no rock, e a canção acabou mudando o futuro e o estilo da banda, de predominantemente hard rock para um estilo de música mais popular e orientado para as emissoras de rádio.

"Why Can't This Be Love
O primeiro single do álbum 5150, lançado pela banda de hard rock Van Halen, em 1986.
A canção chegou a posição de número 3 na Billboard Hot 100, e ajudou o álbum 5150 a conseguir o primeiro lugar na Billboard 200, sendo o primeiro álbum da banda a conseguir a primeira posição nessa parada musical.


Eu sei que tem muita musica boa dos anos 80 e que provavelmente eu estou deixando um monte de fora dessa lista, mas eu fiz uma lista das musicas que eu gosto e que ouço com mais frequência... Com certeza vou lembrar de várias depois que publicar este post, pois na minha singela opinião, as melhores musicas são dos anos 80 e 90 (que ainda vai gerar um post sobre musicas dos anos 90).
Enfim, o que acharam da minha lista? Tem alguma sugestão de musica que deixei passar? Alguma das minhas favoritas é a favorita de mais alguém? Vou adorar ler comentários sobre o assunto!!!!

Comentários