Leitura: O Lugar da Felicidade

O Lugar da Felicidade


Mais um daqueles livros de romance... sim!
Este livro conta a história de Annabelle, que em sua juventude se apaixona por um grande amigo e acabam se afastando. Anos depois ela continua sentindo a mesma paixão e se perde em pensamentos "como seria sua vida se ainda o tivesse mesma vida". Seria uma vida completamente diferente? Teria ela, vivido todos as aventuras das quais imaginava ser capaz de viver?

O Livro faz uma viagem temporal, revivendo os anos de 1977 até o ano de 1980, conforme ela relembra momentos de sua vida, desde a época da faculdade, quando era completamente apaixonada por seu marido Grant, que na época ainda namorado e ao mesmo tempo se apaixona por Jeremiah, aquele que a fez ver o mundo com olhos diferentes. E o ano de 2005 que é o ano em que ela se encontra.
Ela vive aquele casamento infeliz, onde seu marido não tem tempo suficiente para lhe dar atenção desejada, entre terapias com sua psicóloga e longas conversas ao telefone com a melhor amiga a qual conhecia ainda na faculdade, ela vive seus devaneios e recordações, e algumas vezes imaginando "como estaria Jeremiah, após 20 e poucos anos" Em uma de suas sessões com a psicóloga ela se coloca em duvida sobre o que ainda sente por essa pessoa em questão... 

“Teria de dizer á ela que ele era esse tipo de amor. Este, eu diria alegremente, é o amor que, pela definição dela não faz bem a ninguém, nunca fez e provavelmente nunca vai fazer. Sim, sim eu diria, com um sorriso largo e completamente inútil. Ava Weiss jamais compreenderia que esse tipo de amor eleva a alma, ou que Jeremiah está aqui comigo, fixo residência em meu coração, marcou seu próprio território, e está tão presente em mim…
Talvez isso seja comum. Talvez toda raça humana carregue uma dor como essa. Talvez estamos todos sonhando com uma pessoa do passado tentador que fica ali sem ser convidada, só observando os limites da nossa consciência, alguém que faz mas malas e sai da nossa mente e assim que acordamos pela manhã, e cuja essência permanece em nós o dia todo, como se houvéssemos passado a noite toda com ela, passeando juntos por entre estrelas, beijando em sofás estranhos, estações de trem, estádios de futebol, rindo de coisas que não fazem o menor sentido.
Ah droga! Agora você entende por que não falo sobre ele. Por que não sei falar, por que sai tudo errado e soa tolo e sentimental…”
Pag 16/17

Após 20 anos, ela reencontra com sua grande paixão, um dia num passeio á um mercadinho de bairro em Nova York, e então todas as recordações começam a fazê-la confusa, teria sido mais feliz com Jeremiah? E agora, com dois filhos e um neto a caminho, deveria largar tudo e correr para os braços de Jeremiah?

A verdade que Annabelle foi criada por uma mãe feminista que acreditava que a mulher é capaz de tudo e que deveria ser livre para amar a quem quisesse, e tomar suas próprias decisões... enfim... como se portar diante dessa situação?

Ao longo do livro, vamos descobrindo qual é o verdadeiro Lugar da Felicidade... e nos surpreendemos com o desenrolar da história. Confesso que achei que seria outro final.... Afinal, qual O Lugar da Felicidade, com uma pessoa estável que lhe traz segurança e conforto? Com uma paixão avassaladora que lhe faz perder o ar e viver momentos de pura sedução?

Na minha opinião é um livro que nos faz enxergar as coisas de maneira diferente do que estamos acostumados a ver... nem sempre o que parece ser é a verdade!


Livro: O Lugar da Felicidade
Autor: Maddie Dawson
Editora: Lafonte


Gostou dessa resenha? 
Quer saber mais sobre minhas aventuras, leituras, viagens e afins? me segue no  Instagram






Comentários