Viagens: Castelo de Himeji

A Garça Branca
O Castelo de Himeji (em japonês: Himeji-jo, 姫路城; -jō)


Também conhecido como Hakurojō ou Shirasagijō devido ao seu brilhante exterior branco, é um complexo palaciano com 82 edifícios de madeira, localizado na cidade de Himeji, Província de Hyogo, no Japão.

Uma das mais antigas estruturas ainda existentes do Período Sengoku, é considerado como um Tesouro Nacional do Japão, tendo sido classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em Dezembro de 1993. Juntamente com o Matsumoto-joe com o Kumamoto-jo, é um dos "Três Famosos Castelos" do Japão e o mais visitado do país.
A cidade de Himeji foi bombardeada em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Apesar de a maior parte da área circundante ter sido completamente incendiada, o castelo sobreviveu sem sofrer danos, à excepção de alguns impactos das explosões nas redondezas.

Os esforços para restaurar o castelo começaram em 1956, e durante o processo foram usados, apenas, equipamentos e métodos tradicionais, tendo o restauro ficado concluído em 1964.
Um dos elementos defensivos mais importantes do Castelo de Himeji, e talvez o mais famoso, é o confuso labirinto de caminhos que conduzem à fortaleza principal. Os portões, muralhas exteriores e outras paredes do complexo estão organizados por forma a confundir as forças invasoras e permitir um ataque mais rápido e eficiente. A espiral em volta do castelo, com muitos caminhos sem saída, permitia que os atacantes fossem observados e atacados a partir da fortaleza durante todo o seu caminho de aproximação. de qualquer forma, o Castelo de Himeji nunca foi atacado dessa forma, pelo que o sistema nunca foi testado.



O Castelo de Himeji aparece frequentemente na televisão japonesa. O histórico Edo-jo não possui, atualmente, uma fortaleza, e por esse motivo, quando os enredos ficcionais exigem a sua representação, como por exemplo em Abarenbo Shogun, é necessário recorrer a um magnífico substituto, recorrendo os produtores ao Castelo de Himeji.
O Castelo de Himeji serviu de cenário a várias produções cinematográficas e televisivas, entre elas:

1967 - You Only Live Twice, filme de James Bond protagonizado por Sean Connery. Aparece como a escola secreta de treino de ninjas, do personagem Tiger Tanaka, e centro de desenvolvimento de mísseis;



2003 - The Last Samurai, protagonizado por Tom Cruise, tendo sido gravadas cenas exteriores no Castelo de Himeji, usando neve artificial.


A Garça Branca

O apelido de “Garça Branca” vem não apenas dos elementos decorativos do castelo, com beirais graciosos e curvos, mas principalmente de suas paredes cobertas com alvenaria branca. Assim como os demais castelos de sua época, Himeji era feito de madeira, mas o acabamento em alvenaria, além de lhe dar o aspecto branco, aumentou a espessura das paredes e modernizou o castelo ao torná-lo resistente a ataques com armas de fogo.

A enorme distância a ser percorrida da entrada do complexo, as paredes grossas e pequenas janelas no castelo, nos portões e nas torres revela a preocupação com as “modernas” armas de fogo da época. Até metade do séc. XVI, os japoneses usavam um tipo de espingarda primitiva, cujo diâmetro do cano lembra as atuais bazucas e cujo acionamento dependia do acendimento de um pavio, tal qual nos antigos canhões. Enfim, era uma arma pesada, incômoda, demorada e de pouco alcance. Isso mudaria com o tempo, com a introdução da trava de mosquete (a “vovó” do atual sistema de detonação de rifles, com gatilho e cão), o que deixou as armas de fogo japonesas mais eficientes e com maior alcance. Aberturas um pouco maiores, quadradas, no topo das paredes de pedras inclinadas e na base do prédio principal, eram usadas para atirar pedras em quem tentasse escalar pelo lado externo. Além disso, várias passagens secretas foram construídas por todo o complexo, que em caso de ataque permitia que o senhor feudal, sua família, serviçais e soldados pudessem viver com comida e armas estocadas por um longo período.







































Video de Himeji-Shi


Fotografia by Franciely Graciano

Comentários