Viagens: Fushimi Inari Taisha

Fushimi Inari Taisha
(伏見稲荷大社)


É famoso por seus milhares de torii, que atravessam uma rede de trilhas por trás de seus principais edifícios. As trilhas levam para dentro da floresta arborizada do sagrado Monte Inari. O templo situa-se na base da montanha que também se chama Inari e que está a 233 metros acima do nível do mar, além de incluir trilhas montanha acima para muitos templos menores que se espalham por 4 quilômetros e levam aproximadamente 2 horas para percorrer o percurso.

Desde o Japão antigo, Inari era visto como o patrono dos negócios, sendo que os mercadores e os artesões tradicionalmente adoravam ao Inari. Cada um dos toriis (Toriis é o nome dado ás estruturas de madeira laranja que cercam todo o caminho até o templo. Segundo a crença Xintoísta, quanto maior o numero de torris até a entrada do templo, maior a proximidade com a divindade) no Fushimi Inari Taisha foi doado por um ramo dos negócios japoneses. Mas primeiramente, Inari era o deus do arroz.








As estruturas mais antigas foram construídas em 711 na colina de Inariyama no sudoeste de Kyoto, mas o templo foi realocado em 816 a pedido do monge Kukai. A estrutura principal do templo foi construída em 1499.
No fundo da colina estão o portão principal ("portão da torre") e o templo principal. Atrás deles, no meio da montanha, o templo interior é alcançável por um caminho alinhado com milhares de torii. No topo da montanha estão dezenas de milhares de túmulos para o culto privado.






Por conta disso, muitos mitos e estórias de terror envolvendo os toriis são contadas pelo mundo afora, desde a presença de "corpos" enterrados dentro das estruturas dos toriis até contos de fantasmas.
Como é de tradição de todos os templos, esse não poderia ficar de fora, seu simbolo também é um animal, nesse caso, as raposas (kitsune), considerada como mensageiras, são frequentemente encontradas nos templos de Inari. Uma peculiaridade delas é uma chave (para o celeiro de arroz) em suas bocas.
Fushimi Inari é o mais importante de vários milhares de santuários dedicados a Inari, o deus Shinto do arroz. Enquanto a principal razão a maioria dos visitantes estrangeiros vêm para Fushimi Inari Shrine é explorar as trilhas de montanha, os próprios edifícios do santuário também são atraentes e vale uma visita. Na entrada do santuário se encontra o Romon Gate, que foi doado em 1589 pelo famoso líder Toyotomi Hideyoshi. Atrás fica o edifício do santuário principal (Honden) e vários edifícios auxiliares.



Bem no fundo dos principais motivos do santuário é a entrada para o portão torii coberta pista de caminhada, que começa com duas fileiras densas, paralelas de portões chamados Senbon Torii ("milhares de portões de torii"). Os portões torii ao longo de toda a trilha são doações de particulares e empresas, e você vai encontrar o nome do doador e a data da doação inscrita na parte de trás de cada torii.
O custo começa cerca de 175.000 ienes para um pequeno portão de tamanho e aumenta para mais de um milhão iene para um grande portão.




Ao longo do caminho, existem vários santuários menores, com pilhas de portões torii miniatura que foram doados pelos visitantes com orçamentos menores.










Blog de Fushimi-Inari Taisha


Endereço: 612-0882 Kyoto Prefecture, Kyoto, 
Fushimi-ku, Fukakusa Yabunouchicho, 68
Telefone: 075-641-7331



Me segue no instagram: Franciely Graciano



Comentários