Fushimi Inari Taisha
(伏見稲荷大社)
É famoso por seus milhares de torii, que atravessam uma rede de trilhas por trás de seus principais edifícios. As trilhas levam para dentro da floresta arborizada do sagrado Monte Inari. O templo situa-se na base da montanha que também se chama Inari e que está a 233 metros acima do nível do mar, além de incluir trilhas montanha acima para muitos templos menores que se espalham por 4 quilômetros e levam aproximadamente 2 horas para percorrer o percurso.
Desde o Japão antigo, Inari era visto como o patrono dos negócios, sendo que os mercadores e os artesões tradicionalmente adoravam ao Inari. Cada um dos toriis (Toriis é o nome dado ás estruturas de madeira laranja que cercam todo o caminho até o templo. Segundo a crença Xintoísta, quanto maior o numero de torris até a entrada do templo, maior a proximidade com a divindade) no Fushimi Inari Taisha foi doado por um ramo dos negócios japoneses. Mas primeiramente, Inari era o deus do arroz.
As estruturas mais antigas foram construídas em 711 na colina de Inariyama no sudoeste de Kyoto, mas o templo foi realocado em 816 a pedido do monge Kukai. A estrutura principal do templo foi construída em 1499.
No fundo da colina estão o portão principal ("portão da torre") e o templo principal. Atrás deles, no meio da montanha, o templo interior é alcançável por um caminho alinhado com milhares de torii. No topo da montanha estão dezenas de milhares de túmulos para o culto privado.
Por conta disso, muitos mitos e estórias de terror envolvendo os toriis são contadas pelo mundo afora, desde a presença de "corpos" enterrados dentro das estruturas dos toriis até contos de fantasmas.
Como é de tradição de todos os templos, esse não poderia ficar de fora, seu simbolo também é um animal, nesse caso, as raposas (kitsune), considerada como mensageiras, são frequentemente encontradas nos templos de Inari. Uma peculiaridade delas é uma chave (para o celeiro de arroz) em suas bocas.
Fushimi Inari é o mais importante de vários milhares de santuários dedicados a Inari, o deus Shinto do arroz. Enquanto a principal razão a maioria dos visitantes estrangeiros vêm para Fushimi Inari Shrine é explorar as trilhas de montanha, os próprios edifícios do santuário também são atraentes e vale uma visita. Na entrada do santuário se encontra o Romon Gate, que foi doado em 1589 pelo famoso líder Toyotomi Hideyoshi. Atrás fica o edifício do santuário principal (Honden) e vários edifícios auxiliares.
Bem no fundo dos principais motivos do santuário é a entrada para o portão torii coberta pista de caminhada, que começa com duas fileiras densas, paralelas de portões chamados Senbon Torii ("milhares de portões de torii"). Os portões torii ao longo de toda a trilha são doações de particulares e empresas, e você vai encontrar o nome do doador e a data da doação inscrita na parte de trás de cada torii.
O custo começa cerca de 175.000 ienes para um pequeno portão de tamanho e aumenta para mais de um milhão iene para um grande portão. |
Ao longo do caminho, existem vários santuários menores, com pilhas de portões torii miniatura que foram doados pelos visitantes com orçamentos menores.
Blog de Fushimi-Inari Taisha
Endereço: 〒612-0882 Kyoto Prefecture, Kyoto,
Fushimi-ku, Fukakusa Yabunouchicho, 68
Comentários
Postar um comentário