Shirakawa - Go
(Shirakawa Village) é um assentamento de montanha japonesa no que já foi considerado uma região selvagem e inexplorada. Devido ao ambiente natural da área, com altas montanhas e forte nevasca, a interação com as regiões vizinhas era limitada. No entanto, isso também criou as condições para o desenvolvimento de práticas culturais e estilos de vida únicos. Agora registrado como Patrimônio Cultural da Humanidade, esperamos que você goste de experimentar a cultura e as tradições que vivem hoje em Shirakawa-go.
Shirakawa-go está localizado na parte noroeste da província de Gifu, no centro aproximado do Japão. O nome “Shirakawa-go” é retirado do nome tradicional japonês da região usada nos tempos antigos. Isso equivale à moderna área administrativa da “Vila Shirakawa”. Além disso, a vila está situada em uma região histórica mais ampla conhecida como "Hida". Hoje, os nomes são frequentemente combinados, dando o nome de “Hida Shirakawa-go”.
Uma típica aldeia de montanha, rodeada por montanhas. 96% da área da aldeia é florestada, enquanto a terra agrícola representa apenas 0,4%. A vila também contém lugares como o Parque Nacional de Hakusan e o Parque Natural da Prefeitura de Amo, onde a natureza permanece intacta por muitos anos. Dentro da região de Hida, as aldeias são encontradas em áreas particularmente acidentadas de dobras de montanhas. Entre as encostas íngremes flui o rio Shogawa, com assentamentos em desenvolvimento em sua bacia.
Uma das principais características climáticas de Shirakawa-go é que a queda de neve é uma das mais pesadas do Japão. A neve cai de dezembro a março, depositando cerca de 2 a 3 m sobre a área (queda de neve recorde de 4,5 m). Shirakawa-go tem sido geograficamente descrita como uma “ilha isolada”, e também referida como uma “região inexplorada”, não apenas por causa do terreno montanhoso circundante, mas também devido ao fato de que as ligações com as áreas circundantes poderiam ser bloqueadas por queda de neve.
Os traços mais antigos da vida humana em Shirakawa-go são artefatos que datam de entre 7000 a.C. e 2300 aC Múltiplos artigos de cerâmica foram escavados, pintando uma imagem de uma Hida independente interagindo com as áreas vizinhas.
Também foram escavados um espelho datado de cerca de 600 d.C., documentos de 700 d.C. foram encontrados e parecem mencionar Shirakawa-go, embora não seja certo.
As casas de estilo gassho grande e distintas, nomeadas em japonês por sua semelhança com as mãos unidas em oração, são uma característica carente de Shirakawa-go hoje. Os primeiros protótipos foram construídos por volta de 1700, quando a produção de seda e pólvora na vila floresceu durante a era Edo. O design evoluiu para a forma atualmente vista ao redor da vila por volta de 1800.
Em dezembro de 1995, Shirakawa-go foi registrado como Patrimônio Mundial da UNESCO das “Aldeias Históricas de Shirakawa-go e Gokayama”.
As Aldeias Históricas de Shirakawa-go e Gokayama são conhecidas por; “Localizadas em uma região montanhosa que foi separada do resto do mundo por um longo período de tempo, essas aldeias com suas casas de estilo gassho subsistiam no cultivo de amoreiras e na criação de bichos-da-seda. As grandes casas com seus telhados de palha íngremes são os únicos exemplos desse tipo no Japão. Apesar das turbulências econômicas, as aldeias de Ogimachi, Ainokura e Suganuma são exemplos notáveis de um modo de vida tradicional perfeitamente adaptado ao meio ambiente e às circunstâncias sociais e econômicas das pessoas ”.
As casas de estilo Gassho foram construídas em Shirakawa-go e Gokayama de 1800 até o início de 1900. Dizem que os edifícios antigos representaram mais de 300 anos. No entanto, por volta de 1940, a construção de barragens para o desenvolvimento de energia hidrelétrica na bacia do rio Sho levou alguns assentamentos a submergir. Além disso, as pessoas deixaram algumas pequenas aldeias coletivamente, algumas casas foram perdidas para o fogo, e muitas das casas de estilo gassho foram revendidas. Havia cerca de 300 casas de estilo gassho em 1924, mas em 1961, o número despencou para apenas 190.
Contra esse pano de fundo, os moradores do assentamento de estilo gassho da cidade de Ogi, temendo que em breve nenhuma das casas de estilo gassho de Shirakawa-go permanecessem, iniciaram um movimento para salvar as casas de dentro da aldeia. Em 1971, os três princípios de “Não vender”, “Não aluga” e “Não destruir” foram acordados com o consenso de todos os residentes e a “Associação para Proteger o Ambiente Natural de Shirakawa-go
O caminho até o Vilarejo por si só já é um espetáculo!
E preparem - se pra passar muito frio!
Embora ainda seja possível visitar este lugar maravilhoso durante o ano todo, sem duvidas, a estação ano que mais encanta é o inverno.
E então, não parece ter saído diretamente de um filme antigo?
É frio, é molhado, mas é lindo!!!!
Um lugar que sem duvidas vale muito conhecer no Japão!
Vlog de Shirakawa-Go
Para maiores informações: http://ml.shirakawa-go.org/en/
Shirakawa village office: 501-5692 Hatogaya-517 Shirakawa Village Ohno-District Gifu Pref.
TEL: +81-5769-6-1311 FAX: +81-5769-6-1709
Comentários
Postar um comentário